O episódio 16 de Kusuriya no Hitorigoto, lançado em 25 de abril, destaca-se como um dos melhores da segunda temporada. Repleto de revelações e possíveis pistas, ele surpreende do início ao fim. Além disso, fica evidente que as intrigas e mistérios desenvolvidos ao longo da trama são muito mais profundos do que poderíamos imaginar.
Maldade Fomentada, nome dado ao episódio 16, faz jus às descobertas que foram apresentadas no decorrer da trama. No início do episódio, Luomen, pai adotivo da apotecária e médico temporário do Palácio Interno, elabora um bilhete informativo sobre questões preocupantes do Palácio.
O intuito do folheto é que as damas de companhia e as servas tenham o conhecimento de quais substâncias são perigosas e evitem o uso das mesmas, como o pó de clareamento com chumbo, que foi o motivo do adoecimento da consorte Lihua na primeira temporada.

Com isso, Maomao descobre que Luomen fazia os mesmos informativos quando era médico no Palácio, há mais de vinte anos. A garota vê nisso um problema, pois, embora a intenção de seu pai fosse apenas ajudar, as informações contidas no folheto poderiam ensinar pessoas com más intenções sobre o uso de substâncias perigosas.
Kusuriya no Hitorigoto retoma mistério do início da temporada
No episódio O Palácio de Cristal, pela terceira vez, a Maomao descobriu que a Srta. Shin, antiga chefe das damas de companhia do Palácio de Cristal, criou uma substância abortiva para prejudicar a consorte Lihua. No entanto, ela não tinha o conhecimento necessário para a criação de tal substância, e isso fez com que Maomao suspeitasse que Shin recebeu ajuda de alguém experiente.
Após descobrir sobre os folhetos escritos por seu pai, Maomao conclui que a pessoa que ajudou Shin provavelmente é alguém que vive no Palácio há muito tempo. Dessa forma, a apotecária lembra de Shenlü, uma serva que trabalha na clínica do Palácio. Caso você não se lembre, Shenlü é a senhora que pediu para a Maomao encontrar a serva que estava doente no episódio O Palácio de Cristal, pela terceira vez. Portanto, para tentar entender o que aconteceu, Maomao visita a clínica e conversa com ela.
Com isso, Maomao reúne cada uma das informações e conecta os pontos que existem entre elas. A garota percebe que há uma grande chance de Shenlü ser a pessoa que pediu para os comerciantes das caravanas os ingredientes abortivos e ajudou Shin. Porém, como não tem nenhuma prova, ela decide deixar essa suspeita de lado. Quando Maomao está pronta para ir embora, uma voz chama a sua atenção. Após isso, a protagonista descobre uma das revelações mais surpreendentes do episódio.
A verdadeira identidade do novo eunuco do Palácio Interno (spoiler do episódio)
A voz que chama a atenção é conhecida e descrita por Maomao como “Uma voz com tom fino demais para um homem, e grave demais para mulher”. Quem aparece e surpreende a protagonista é a Suirei, serva que havia forjado a sua morte na primeira temporada.


Dessa forma, é revelado que o novo eunuco do Palácio Imperial, aquele que está popular entre as servas, é, na verdade, Suirei disfarçada. Todos os acontecimentos do episódio são uma prova de que o roteiro de Kusuriya no Hitorigoto é muito bem construído, já que nada é deixado para trás. No fim, Suirei ameaça Maomao e insiste para que ela a acompanhe até o lado de fora do Palácio Interno.
Na primeira temporada, após a revelação de que Suirei havia forjado a própria morte, tanto o motivo quanto o seu paradeiro permaneceram em aberto — algo que o anime finalmente retoma agora. Também, durante sua visita à clínica, Maomao encontra um livro sobre insetos, no qual há a ilustração de uma espécie idêntica à utilizada na apresentação de Jinshi como Espírito da Lua.
Com isso, a apotecária conclui que o livro é da Shisui, já que, durante uma conversa das duas, a garota menciona que conheceu aquele inseto através de um livro. A descoberta faz Maomao desconfiar de algumas coisas, como a Shisui, sendo uma serva, possuir um livro caro como aquele. Além disso, a protagonista lembra que a garota tem um caderno feito de papel, um material caro e difícil de conseguir, e, também, sabe ler e escrever, algo que não é comum entre as servas imperiais. Toda essa especulação de Maomao é um sinal de que a obra Kusuriya no Hitorigoto revelará algo sobre a Shisui em breve.
O final do episódio traz algo inesperado e revela o retorno de uma personagem
As revelações não param por aí, Kusuriya no Hitorigoto traz uma surpresa atrás da outra. No fim do episódio, Lakan, um estrategista de alto escalão, convida Ka Zuigetsu — irmão mais novo do Imperador — e Shishou para uma conversa. Durante o encontro, Lakan menciona a arma utilizada na tentativa de assassinato do irmão do imperador. Também, ele pergunta como os homens responsáveis conseguiram uma arma como aquela.


Logo após, ele diz que quem estava interrogando um dos envolvidos exagerou no método e, agora, a pessoa não consegue mais falar. Então, Lakan pergunta se Shishou sabe algo sobre a tentativa de assassinato, e ele nega dizendo que se soubesse já teria relatado. No entanto, há um momento intrigante na cena. Quando estão indo embora, o estrategista oferece suco de uva para ele e comenta que, no copo de vidro, o vermelho costuma ficar bem acentuado. Porém, quando servem o suco, todos percebem que a cor do líquido é verde, exceto Shishou. O homem não esboça nenhuma reação em relação ao suco, e isso mostra que ele pode ser incapaz de diferenciar a cor vermelha da verde, assim como o caso explicado no episódio O Templo da Escolha.
Além disso, a cena final mostra que quem está vestido como Ka Zuigetsu no encontro com Lakan é, na verdade, a Ah-Duo, a antiga consorte do Imperador. E se, até o momento, você não havia percebido a semelhança entre ela e o Jinshi, esse episódio veio para provar que ela existe.
Com tantas revelações, Kusuriya no Hitorigoto trouxe um dos melhores episódios da segunda temporada. Além do impasse entre Maomao e Suirei, há o mistério que gira em torno de Shisui e Shishou. Cada vez mais, o anime nos mostra que nada é deixado para trás, e que cada detalhe é pensado e faz sentido na narrativa. E é exatamente isso, somado a uma animação incrível, que consolidou o anime como um dos melhores de sua temporada.
Continue acompanhando o AnimeNew para mais novidades sobre Kusuriya no Hitorigoto e tudo o que envolve o mundo otaku!
Comentários