Ícone de mangá

Bem-vindos à Yomu Comics!

Agradecemos por visitar nosso site! Caso queira nos apoiar financeiramente, doe qualquer valor no botão de doação ou junte-se ao VIP Doador e aproveite diversas vantagens.

Doação Discord Instagram Seja um VIP Doador

Assine o VIP Doador e leia sem anúncios.


Yomu Logo Baixe o app Yomu Comics

Fãs do Studio Ghibli se revoltam contra vídeos criados por IA

As redes sociais estão em polvorosa após a divulgação de vídeos criados com inteligência artificial (IA) que imitam o estilo do Studio Ghibli. Os vídeos, produzidos pelo artista de efeitos especiais Tom Clive, geraram indignação entre os fãs de Hayao Miyazaki, diretor que já deixou claro sua aversão à animação produzida por IA.

A controvérsia começou quando um veículo de comunicação compartilhou os vídeos, que mostram personagens semelhantes a Chihiro e Haku, de A Viagem de Chihiro (2001). Segundo o meio, o artista treinou as ferramentas de IA com material do Studio Ghibli sem a autorização do estúdio, o que reacendeu o debate sobre a ética no uso dessas tecnologias.

Assim Tom Clive, que já trabalhou em filmes como Furiosa: Uma Saga Mad Max (2024)Alien: Romulus (2024), explicou que os vídeos fazem parte de um “mood film” e que utilizou ferramentas como Midjourney e Luma Ray 2 para criá-los. Apesar de não mencionar Studio Ghibli como inspiração, os internautas não demoraram a apontar as semelhanças e acusá-lo de plágio.

Não entendo como alguém pode ver isso e achar que está tudo bem, foi um dos comentários mais curtidos contra o artista.

Hayao Miyazaki comentou sobre o uso de IA

Para muitos fãs, o uso de IA é especialmente ofensivo considerando as opiniões de Hayao Miyazaki sobre o tema. Contudo, através de um documentário de 2016, o diretor foi categórico ao classificar a animação gerada por IA como “um insulto à vida”. Para ele, máquinas sem emoções tentando replicar a arte humana são algo completamente absurdo.

Por outro lado, há quem defenda que a IA pode ser uma ferramenta valiosa para animadores japoneses, que frequentemente enfrentam jornadas exaustivas de trabalho. No entanto, a discussão sobre a ética no uso dessas tecnologias ainda está longe de um consenso, especialmente porque muitos modelos de IA são treinados com obras de artistas reais sem sua permissão. Será que podemos considerar isso uma forma de plágio?

Por fim, o que você acha desse debate? Acompanhe o AnimeNew para mais notícias, análises e atualizações sobre o mundo dos animes, mangás e cultura otaku. Não perca as novidades — estamos sempre trazendo os melhores conteúdos para você!

Fonte: X (Twitter)



Link da fonte

Recomendações

1 A Kadokawa anunciou nesta quarta-feira, 26, após a exibição do último episódio da 3ª temporada no Japão, que o anime de Re:ZERO -Starting Life in Another World- ganhará uma…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *